Cipó-cabeludo




                                                                  
   
         Olá,sou o cipó cabeludo, conhecido pela comunidade científica como  Microgramma vacciniifolia (Langsd. e Fisch.) Capel.

Pertenço à família das Polypodiaceae, Ordem Polypodiales, Classe Polypodiopsida. Não tenho flores, frutos, nem sementes, sendo colocada também no grupo das Pteridófitas (samambaias).


Cresço sobre outras plantas, sou uma epífita. Tenho um caule longo com cerca de 3mm de diâmetro cheio de escamas e pêlos. Aqui no CMPA vocês vão me encontrar crescendo sobre o tronco de árvores grandes como as figueiras, ipês e jacarandás,


Minhas folhas estéreis tem formato mais ovalado (como mostra a foto acima). As folhas férteis são alongadas e, na face de baixo possuo os soros, pontinhos pretos cheios de esporos que uso para reprodução, já que não possuo flores.



Normalmente sou encontrada sobre troncos e ramos de árvores do Cerrado e da Mata Atlântica, tanto em ambientes expostos ao sol como sombreados. Desde as Antilhas, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai, e Brasil.

Não quero parecer convencida, mas já participei de um curta metragem como personagem principal. vejam:


         Sou amplamente utilizado na fitoterapia brasileira e altamente considerado como um poderoso diurético. Meus principais usos documentados são para cistite, prostatite, uretrite, gota, infecções do trato urinário, muco excessivo, cálculos biliares, pedras nos rins e para ajudar a diminuir os níveis de ácido úrico na urina e no sangue. Sou um remédio natural preferido para nefrite e prostatite e  considerado útil na remoção de mucosas excessivas dos tratos urinário e brônquico.  Também sou empregado como um analgésico para neuralgia, reumatismo crônico e artrite e dor muscular geral.


Referências: 1. Catalogue of Life
                     2. Flora SBS

Identificador: Nélson Schenatto dos Angelos
Autores: Alunos Panerai, Pritch, Mirabal e Júlio Cézar (6º ano/2018)


 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Jacarandá

Pingo de Ouro