Ipê-roxo



Olá meu nome é Ipê Roxo, e vou contar para vocês um pouco de mim! 


Sou uma árvore de tamanho grande : 20-35 m de altura e meu tronco 60-80 cm de diâmetro,

"Ipê", inclusive é uma palavra de origem tupi, que significa ‘árvore cascuda’, da sua utilização indígena inclusive sobreveio o nome "pau d'arco", de seu uso para fabricação desta arma, o arco e flecha

Cientificamente, sou conhecida como Handroanthus impetiginosum, pertenço a família Bignoniaceae, Ordem Lamiales, Classe Magnoliopsida. Aqui no CMPA, tenho uma irmã, o ipê amarelo (Handroanthus albus)




Minha espécie cresce naturalmente nos biomas do cerrado e mata atlântica, mas como tenho flores muito bonitas minhas irmãs tem sido plantadas nas praças e jardins do Brasil e , porque não dizer, do mundo todo.

Nos meses de agosto a setembro, quando entra a primavera, minhas lindas flores roxas aparecem. Logo em seguida, vem meus frutos de final de setembro até outubro. 
Neste período do ano fico mais feinha, sem folhas, porque invisto toda minha energia para a produção das minhas sementes.




O que poucos sabem sobre mim é que meu tronco tem substâncias com alto valor terapêutico, sendo indicadas para pessoas que sofrem de úlcera entre outras doenças, e estimula o sistema imunológico e facilita o controle de diabetes.




Referências: 1. Catalogue of Life

                     2. IBFlorestas 

                     3. Pau d´arco: uso medicinal

Identificador: Nélson Schenatto dos Angelos


Autores: Sofia Melo (81045), Italo Biasuz (80020) e Eduardo (85061)

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cipó-cabeludo

Jacarandá

Pingo de Ouro