Jacarandá








                                       
Olá, eu me chamo Jacaranda-mimosifolia, conhecido pela maioria das pessoas (e árvores) como Jacarandá-mimoso. Ao lado pode-se ver uma imagem minha em meu estágio florido. Possuo diversos parentes, alguns longe e outros perto, já que pertenço ao  gênero Jacaranda, à família Bignoniaceae, à ordem dos Lamiales, à classe Magnoliopsida, ao filo Tracheophyta e ao reino Plantae. Além disso, antigamente, era conhecida como uma planta Angiosperma, pois tenho flor e fruto.
 Atualmente, estou morando no Colégio Militar de Porto Alegre, mas meus outros parentes e conhecidos se localizam em diversos lugares, como a Bolívia, a Argentina, a África do sul, Costa Rica, Panamá, Peru...  Também posso ocorrer, aqui no Brasil, principalmente nos estados de São Paulo a Minas Gerais e em algumas áreas no nordeste. Enfim, minha espécie está em muitos locais.

 Além disso, sou uma árvore de porte médio e atinjo no máximo 15 metros. Minha copa é rala, arredondada e irregular, e possuo finas e delicadas folhas. Perco minhas folhas no inverno e floresço na primavera. Nessa época, nascem lindas flores em meu corpo, as quais vão gerar meu fruto, cheio de sementes, que algum dia fará nascer muitos filhos meus.                                                                      Também possuo grande importância econômica, já que várias cidades cultivam meus parentes a fim de embelezar suas ruas e calçadas. Inclusive (snif,snif,snif) meus amigos são utilizados brutalmente, por exemplo, em indústrias moveleiras, locais de produção de pisos laminados e na fabricação de instrumentos musicais  já que a minha madeira possui uma coloração rasada apreciada, é compacta, de longa durabilidade, dura e pesada. Ainda, meus frutos são utilizados na confecção de bijuterias e peças de artesanato.
   Ademais, sou utilizada na produção de medicamentos. Ao lavar minhas folhas e espremê-las, obtém-se um suco que, ao ser misturado com água, pode ser utilizado para curar feridas venéreas e sifilíticas, juntamente a polpa de meu fruto, que, ao ser deixada dez horas mergulhada em água, pode-se obter uma substância que auxilia na cura das respectivas doenças e da tuberculose.
   Por fim, aqui em baixo coloquei alguns vídeos mostrando como me cultivar, mostrando meu esplendor entre outros:




Referências: 
Identificador: Nélson Schenatto dos Angelos.
Autores: Leal, Pierezan e Ries, estudantes do 6º ano do CMPA/2018 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cipó-cabeludo

Sibipiruna