Cipreste


Cipreste

Platycladus orientali


       Olá, meu nome é Platycladus orientalis (L.) Franco, mas a maioria das pessoas me chamam de Cipreste. Pertenço ao reino dos Plantae, do filo Tracheophyta, da classe Pnopsida, da ordem dos Pinales, da família dos Cupressaceae . Sou uma conífera com distribuição cosmopolita, porém sou mais frequente no hemisfério norte, e não há nenhuma espécie minha nativa no Brasil. Minha ocorrência no mediterrâneo oriental é espontânea, mas mesmo assim ninguém sabe com certeza qual a minha área natural, pois eu sou cultivada desde a antiguidade. 
       

foto do cipreste esquerdo
do CMPA, em outubro de 2018
         
    Eu sou muito utilizada em ornamentação e produção de madeira, como em marcenaria, carpintaria e na confecção de instrumentos musicais, pois sou resistente ao apodrecimento e pragas.

       Logo depois de passar pelo portão das armas no CMPA, vocêb provavelmente viu duas árvores que parecem dois grandes arbustos com folhas de plástico: sou eu. Estou bem na entrada, portanto é fácil de me notar, além do mais, sou a maior do jardim onde eu fico. Junto a mim neste jardim, há mais algumas plantas, como o pingo de ouro, que está me cercando, e a orquídea, a qual eu ajudo a sobreviver, fazendo sombra à ela. 








Foto da folha do cipreste esquerdo
do CMPA, em outubro de 2018
     Na primavera, se você olhar para minha folha, perceberá que nela tem alguns pontos brancos. Não, aquelas não são minhas flores (sou uma gimnosperma, ou seja, não tenho nem fruto nem flor). Elas são as minhas pinhas, que amadurecem no verão, tornando-se castanhas.










Referências: Catalogue of Life
                      Jardim Gulbenkian
                      InfoEscola - Cipreste


Identificador: Nélson Schenatto - graduando de Ciências Biológicas
Autores: Vítor Pucinskas Santos, Gisela Ceresér Kassick e Artur Lüdtke Hirschmann (6º ano/2018)
  
       
 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cipó-cabeludo

Jacarandá

Pingo de Ouro