Erva mate


Ilex paraguariensis 

 (Erva Mate)



 


 

Prazer, eu sou a Ilex paraguariensis A. St. Hil., mais conhecida como Erva-mate ou apenas Mate. Eu pertenço à família Aquifoliaceae, à ordem dos Aquifoliales e à classe Magnoliopsida. 
        Vivo aqui no CMPA, entre o Pau Brasil, um antiquado canhão  e a urna comemorativa do centenário do Casarão. Nela, foram colocadas diversas lembranças dos alunos daquele ano, e acredite, ela só será aberta daqui 50 anos! Você deve ter percebido que estou presa numa gaiola... Há muitos anos atrás aconteceu um terrível ataque de formigas perto do canteiro da nossa espécie, e fui eu a única que sobreviveu a esse triste evento. 
          As Aquifoliáceas são uma família de árvores típicas da região subtropical do Paraguai. Portanto, há parentes meus espalhados por quase toda América do Sul. No nosso país, a região Sul me dá muito destaque, sendo eu, inclusive, no Rio Grande do Sul, considerada a planta símbolo do estado!
Resultado de imagem para erva mate
Aprecie-me em versão moída.
    Vocês devem estar se perguntando: "mas por que ela é tão especial?". Bom, de mim, é capaz fazer chás e principalmente (!!!) o chimarrão, que, sem querer me gabar, é a melhor bebida típica de alguma região. Uma versão moída minha é misturada com água quente, é servida ainda em uma bela cuia e com uma bomba. Ahh! Como é bom um chimarrão. Você também gosta, né?
           Posso atingir até doze metros de altura. Tenho um caule acinzentado, minhas folhas são ovais e frutos pequenos, verdes ou vermelho-arroxeado. Sou uma beleza pura!


Autores: Al. Guilherme Ferrugem
Al. Gonçalves
Al. Ariadne
(6º ano/2018)

Referências: 
Identificador: Nélson Schenatto dos Angelos 

 

               
                                            
                  


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cipó-cabeludo

Jacarandá

Pingo de Ouro