Sibipiruna

Meu querido Diário,

Meu nome cientifico é Cenostigma pluviosum (DC) Gagnon e G.P. Lewis, mas pode me chamar de Sibipiruna, que é assim que me chamam popularmente.

Sou nativa do Brasil, apesar de não ser encontrada naturalmente no bioma Pampa. Isto indica que fui plantada aqui no Colégio.

Minha família é muito grande! Meu reino é o Plantae, meu filo é Tracheopyta, minha classe é a de Magnoliopsida, minha ordem é a de Fabales e a família Fabaceae.

xxxxxxx.

Minha morada é Colégio Militar de Porto Alegre em frente à biblioteca. De todas árvores sou a mais alta. Várias orquídeas vivem no meu tronco. Gosto muito dos alunos que vem descansar embaixo da minha larga copa que dá sombra para protege-los dos raios solares.






Quando estiverem relaxando em minha sombra olhem para cima, minha época de floração acontece de agosto a novembro. Minhas lindas flores amarelas são reunidas em cachos que lembram um cone. 









Meu fruto é do tipo vagem, ou seja, sou uma leguminosa. 


Como mantenho minhas folhas sempre verdes e produzo muitas flores, sou utilizada com fins ornamentais. Pelo fato de crescer muito (8-16 m) preciso de amplas áreas abertas. 


Alguns pesquisadores encontraram grande quantidade de taninos na minha casca e tronco, substância que pode ser usada em remédios e cosméticos.










Referências: Catalogue of Life 
        A planta da vez 
       Agência Embrapa de Informações Tecnológicas: árvore do conhecimento

Autores estudantes do 6º ano CMPA: 
Isadora Rangel
Lorenzo P.
Laura Seger 

Identificador da planta no colégio: TC Ferrugem
Data de identificação: 28/11/2018 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cipó-cabeludo

Jacarandá

Pingo de Ouro