Orquídea
ORQUÍDEA
Olá, eu sou uma orquídea asiática chamada popularmente de "Olho de Boneca". Meu nome científico é Dendrobium nobile.
Há mais de mil espécies do gênero Dendrobium todas epífitas (razão de meu nome) embora, ocasionalmente, possam ser encontradas sobre rochas ou no solo. Meu nome deriva da união de duas palavras gregas: δένδρον (dendron), que significa "árvore", e βιος (bios), que significa "vida"; referindo-se à maneira como vivem as espécies do meu gênero, ou seja a minha sua natureza epífita.
Todas minhas parentes pertencem a família Orchidaceae, ordem Asparagales, Classe Liliopsida.
A maioria da minha espécie é oriunda da Índia, Sudeste Asiático e Austrália e Nova Guiné. Me encontram espalhada, naturalmente, desde a Índia até a Nova Zelândia. Produzimos pseudobulbos altos e roliços que lembram a cana-de-açúcar, com folhas por toda sua extensão. Minhas flores agrupam-se em talos curtos ao longo dos pseudobulbos por toda a primavera até o verão, dependendo da região geográfica onde se encontrar.
Minhas flores têm largas pétalas e sépalas. Uma das pétalas é diferente (labelo) geralmente apresentando um tom diferente, mais escuro, o que me dá origem meu ao nome popular de "olhos de boneca".
No ecossistema, por exemplo, numa determinada mata, eu atraio polinizadores com as belas flores que possuo, o que de fato é importante para o meio. Além disso, minhas flores e folhas servem de alimentação para diversos insetos e mamíferos. Ainda, apesar de sermos pequenas, participamos do ciclo global do carbono e do nitrogênio. São várias as importâncias que temos, direta ou indiretamente, em um ecossistema.
Sou bem abundante no CMPA! Estou em várias árvores e vejo todos os dias os alunos entrarem em forma. Eu particularmente acho um máximo a ordem unida deles!
Referências: 1. Catalogue of life.
Identificador: Nélson Schenatto dos Angelos
Autores: Panerai, Mirabal, Júlio Cesar, Pritsch (6º ano/2018)
Comentários
Postar um comentário